top of page

You ( 1° temporada) - 10 episódios de muito ranço e previsibilidade

  • Foto do escritor: Janaina Pereira
    Janaina Pereira
  • 31 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Dei uma chance enfim para a série You da Netflix, e sinceramente finalizei mais na força do ranço mesmo, porque sinceramente achei essa temporada maçante, personagens que só passei raiva. A ideia de mostrar, por exemplo, o perigo de expormos nossas vidas nas redes sociais é bem trabalhado, o Joe (Penn Badgley) que é o protagonista tem uma atuação muito boa, mas sinceramente as motivações nesta temporada me pareceram bem toscas.



Beck (Elizabeth Lail)

A série começa nos apresentando Joe, um rapaz que trabalha numa livraria, e que fica extremamente encantado quando Beck (Elizabeth Lail), vai até lá comprar um livro, e o que parecia um flerte convencional, torna-se algo maior porque Joe ao pesquisar sobre Beck na internet, acha praticamente tudo sobre sua vida, onde mora, estuda, trabalha, os amigos, gostos pessoais. Com todas essas informações nas mãos ele passa a literalmente persegui-la para descobrir mais coisas sobre ela, e no meio dessa obsessão ele será capaz de coisas pavorosas sempre acreditando que a está protegendo, e que isso pode ser uma prova do seu amor por ela.


Nos 2 primeiros episódios eu fiquei receosa pela Beck, porque estava achando que o foco seria apenas na loucura de Joe, mas quando comecei a saber mais sobre Beck eu peguei uma antipatia, e finalizei a temporada achando-a pavorosa também. A classificação etária é 18 anos, porque tem cenas de sexo, violência, mas eu acho uma grande parte dessas cenas poderia ser cortada sem nenhum problema para a história, a impressão que eu fiquei assistindo algumas delas é que estão ali apenas para causar um impacto, e isso quase sempre não é alcançado. O suspense que eles tentam criar também é batido, tem uma reviravolta em relação a família de Beck que achei previsível, e mesmo assim ficamos um tempo naquilo como se fosse impossível adivinhar o que era. As amigas de Beck são nojentas, mas Peach (Shay Mitchell), que tem mais destaque aqui é terrível, uma garota toda mimada, vazia, que sempre está menosprezando as pessoas já que ela vem de uma família rica e poderosa, nossa como as cenas com ela foram difíceis de engolir.



Paco (Luca Padovan)

Joe desde o primeiro momento já transmite uma esquisitice, mas no desenrolar da trama ele forca uma ingenuidade em certas situações que não consegui comprar.

Em relação aos personagens, os únicos que achei bem desenvolvidos foram Paco (Luca Padovan), uma criança que é vizinha de Joe, mas que sofre com a mãe vivendo um relacionamento abusivo, e o vício, mas Paco encontra em Joe um refúgio para sua realidade, Joe empresta livros com frequência para Paco e esse vínculo é o mais genuíno que ele tem nessa temporada inteira.



Karen (Natalie Paul)

A outra personagem que gostei foi Karen ( Natalie Paul) namorada que Joe arrumou quando Beck terminou com ele, e quando Beck descobre que ele seguiu em frente parece que se dá conta do quanto o ama, e começa a fazer de tudo para reconquistar Joe, mas sinceramente me soou muito como racismo, já que Karen é negra, a forma como Beck fala dela, seu comportamento, a incredulidade de Joe estar ela, tudo me pareceu mais relacionado a cor de sua pele, e acho que nesse momento é que Beck perdeu o mínimo de importância que tinha pra mim, eu só fiquei torcendo muito contra ela mesma, as reviravoltas são bem previsíveis, e você só fica ali aceitando, e isso vai diminuindo suas expectavas em relação a série.


Ao todo são 10 episódios, e o penúltimo que mostra um pouco como foi o antigo relacionamento de Joe com Candance (Ambyr Childers), para mim foi o mais coeso, e isso também te traz mais informações de quem é Joe e porque ele é um sociopata que não tem qualquer discernimento sobre amor e obsessão. O final da temporada cria algo novo para a próxima, mas eu estou com medo de ver mais 10 episódios com esses mesmos problemas, então por hora vou deixar as próximas temporadas para um outro momento.



Nota: Ruim demais.

Onde Assistir: Netflix


Comments


bottom of page