Um Dia - David Nicholls comprovou que sua obra é atemporal, Dex e Emm são pra sempre
- Janaina Pereira
- 29 de fev. de 2024
- 3 min de leitura

Quando soube que a Netflix iria lançar uma minissérie baseada no livro Um Dia, do David Nicholls, e que já temos um filme adaptado desta obra, eu fiquei muito desconfiada, eu li o livro e sempre achei maravilhoso, o filme foi muito bem adaptado, é incrível também, então por que fazer mais uma versão deste casal? O que já não sabemos sobre Dexter e Emma? Serão 14 episódios é muita coisa?
E que bom que estava redondamente enganada, Um Dia irá narrar um dia específico na vida de Dexter (Leo Woondall), e Emma (Ambika Mod), que é o dia 15 de julho começando em 1988 quando eles se conhecem na festa de formatura da faculdade, e irá culminar em 2007. Eles passam a noite juntos depois da formatura, mas o que seria apenas algo pontual, casual, vai se moldando como uma amizade muito forte, verdadeira, e mesmo sendo nítido que há algo mais a vida de Emma e Dexter tomam caminhos opostos pelos quase 20 anos que iremos assistir.

Como estava bem desconfiada assim que comecei, no primeiro episódio é muito fácil de fazermos comparações com o filme, em alguns momentos é exatamente igual, mas o carisma no início de Ambika Mod é avassalador, e acredito que para ela tenha sido complicado porque a Emma do filme é a Anne Hathaway que também está maravilhosa, mas o talento de Ambika me surpreendeu demais, as nuances que esta Emma possui estão mais exploradas nos episódios, e se apaixonar por ela e inevitável. Já com o Leo Woodall eu demorei a enxergá-lo como Dexter, e para mim não é porque o Jim Sturgess que fez ele no filme estava tão maravilhoso assim, é porque o Dexter do início é bem chato mesmo, mas nos episódios finais que temos mais cenas do Dexter do Leo é impressionante como ele conseguiu entregar uma emoção que mesmo sendo contida é genuína, nos emociona, a vontade no último episódio é abraçá-lo e chorar junto.
Os 14 episódios podem parecer muita coisa, mas eles têm em média 35 minutos, e isso faz com que a trama fique mais dinâmica, e cada episódio é mostrando o dia 15 de julho a partir de 88 e nos anos subsequentes, só nos últimos 2 episódios que eles mostram 3 anos distintos, mas isso é bem compreensível pelo rumo que a história pede. Um pequeno exemplo, no que eles mudaram do livro e do fio momento que mais amo no filme e no livro é quando eles se encontram em 1994, Dexter está deslumbrado com a fama , ele é um apresentador de TV, e Emma está lecionando, e essa diferença gritante faz com que um jantar entre eles termine de forma catastrófica, e há uma frase que tem no livro e no filme que sempre me emociona neste momento, mas aqui eles não usaram, e mesmo assim foi um episódio belíssimo, e que depois dele é complicado não maratonar tudo.
Um Dia provou que é um romance atemporal, que sempre irá nos encantar, mesmo que já saibamos tudo, essa trama poderá sempre ser revisitada pelo livro, filme e minissérie, e sempre serão Dex e Emm descobrindo as maravilhas e infortúnios da vida, do tempo, das nossas escolhas, e rever essa história em qualquer dia é memorável.
Nota: Uma história sempre excelente
Onde Assistir: Netflix
Comentarios