top of page

The Bear - a série que entregou emoção, inovação sem promessa alguma

  • Foto do escritor: Janaina Pereira
    Janaina Pereira
  • 1 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

O Urso é aquele tipo de série que faz muitos questionamentos, mas que ao longo da narrativa te entrega respostas surpreendentes, atuações brilhantes, narrativa inteligentíssima, e uma emoção extremamente genuína. A história irá acompanhar o jovem e premiado chefe de cozinha Carmy (Jeremy Allen White), que deixa Nova York ao herdar do seu falecido irmão o restaurante da família em Chicago.


E ao adentrar o The Beef ele entende que naquele ambiente tudo soa inóspito para si, os funcionários não cofiam nele, há dívidas extensas, tudo parece que está contra Carmy, e até a cozinha estreita ajuda a criar este ambiente sufocante, o primeiro episódio é alucinante, há muita fala, grito, a câmera intercala comida e personagens, tudo num ritmo frenético, e quando o primeiro episódio termina você está tão confuso quanto o próprio Carmy, mas intuitivamente sabe que a história tem algo muito bom para contar.



Ayo Edebini

Nos demais episódios o ritmo frenético persiste, mas está intercalado com um pouco mais de calmaria para que você vá conhecendo seus personagens mais profundamente, e uma das minhas preferidas é Sydney (Ayo Edebiri), ela é contratada por Carmy e por chegar agora também sofre uma desconfiança dos demais, e mesmo com um talento nato, ela tem que se provar todos os dias, e as interações dela com Carmy são um deleite. Marcus (Lionel Boyce) e Tina (Liza Colón-Zayas) são outros funcionários antigos do The Beef, e eles para mim são os que tem um desenvolvimento emocional na série, é impressionante como no meio de tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, os personagens ganham mais força, os diálogos são intensos e emocionantes, e você vai se acostumando ao caos de um jeito muito orgânico.


Lembro que uma vez enquanto assistia ao MasterChef Brasil, vi a Paola Carosella dizer que a pressão de uma cozinha profissional é muito intensa, e aqui vemos o quão isso ao mesmo tempo em que pode impulsionar, ela também pode tornar-se um problema para aquelas pessoas. Não é apenas Carmy que está com problemas emocionais, lidando com o luto, perdido sobre o que fazer, todos ali tem os mesmos dilemas, e cada um com uma intensidade diferente, e algumas peculiaridades na vida que tornam O Urso uma série mais complexa, e ao mesmo tempo incrível.


O trabalho excelente nesta série é exatamente como ela fala sobre muita coisa com propriedade, a narrativa, o elenco, a direção, fotografia, trilha sonora, tudo se encaixa e nos entrega muito de uma forma inteligente, madura e extremamente consistente. Os 2 últimos episódios consistem numa obra prima, o penúltimo nos mostra enfim um Carmy que começa a sentir tudo ao mesmo tempo, e o extremo é elevado a outros níveis naquela cozinha, e para finalizar temos uma season finale emocional, intensa, e adianto que seja impossível você não chorar com o que está assistindo, ainda bem que já está confirmado mais uma temporada. Vejam, sintam, escutem O Urso, assim quando comemos uma comida espetacular, aqui temos uma série para nos deleitarmos do início ao fim.



Nota: Mais que excelente, é um primor.

Onde Assistir: Starplus.




Comments


bottom of page