top of page

Manual de assassinato para boas garotas - um livro juvenil que cativa quando você persiste

  • Foto do escritor: Janaina Pereira
    Janaina Pereira
  • 23 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

Este é um livro que estava no meu kindle tem um tempinho, eu tinha deixado a leitura para depois porque quando soube que seria uma trilogia quis esperar lançar os outros dois. Pippa é uma jovem que está concluindo o ensino médio e está fazendo o projeto de conclusão, e decide como tema investigar como a mídia tratou um caso local de uma jovem desaparecida, e seus desfechos.


A garota em questão é Andie Bell, que sempre foi popular na escola, e dias depois do seu desaparecimento seu namorado Sal Singh se suicidou e deixou uma mensagem dizendo que ele tinha matado Andie, mas seu corpo nunca foi encontrado e a polícia encerrou o caso dando como certo que Sal é o culpado. Todos em Little Kilton conhecem essa história, e assim como as autoridades e a mídia, elas estão convencidas deste desfecho, mas Pippa sempre se perguntou se o desaparecimento de Andie, o suicídio e a confissão de Sal fossem uma mentira?


É um livro que começa bem juvenil, mas o maior acerto para mim é o desenvolvimento da protagonista, Pippa é carismática, inteligente, sagaz, engraçada e os momentos em que ela está interagindo com sua família, ou escrevendo seu diário do projeto são os melhores momentos. Quando chega o desenrolar da história de Andie, é o momento mais maçante de acompanhar, os outros personagens que estão ligados a Andie são rasos, ficamos um tempo do livro descobrindo sobre essas pessoas e seus segredos, mas eu particularmente achei essa parte bem forçada. Entretanto depois dos 60% do livro lido começa uma reviravolta muito interessante, e que te anima para terminar tudo de uma vez, a investigação sobre o caso vai criando mais corpo, tudo que achávamos no início não é como pensamos, e aqui o livro fica muito, muito bom.


O desenrolar dos acontecimentos ganha ares mais complexos, perigosos em alguns momentos e as peças vão se encaixando de forma brilhante, e mais uma vez Pippa é a grande mentora de toda a nossa empolgação como leitores, você se vê torcendo tanto por ela no final, e isso para mim é empolgante na leitura. Em alguns momentos dá medo do que possa acontecer com ela, e isso é mérito de Holly que conseguiu desenvolver de forma tão carismática sua protagonista. Ravi Singh o irmão de Sal que acaba ajudando Pippa nas investigações é outro personagem muito fofo, e que tem muita importância na crescente de Pippa nos desfechos. Quando ela procura por Ravi e diz que acredita que seu irmão era inocente, a primeira reação dele é de desconfiança, por que essa garota quer investigar depois de 5 anos?


Porque mesmo acreditando na inocência do seu irmão, Ravi ainda sofre em como as pessoas o tratam e sua família, e neste momento do livro eu me compadeci muito ele. Todos compraram como verdade absoluta e irrefutável que Sal assassinou Andie e se matou, e o preconceito que a família Singh sofria de forma velada antes, depois dos acontecimentos está escancarado. É muito triste percebemos que quando já há o preconceito por algo ou alguém fica fácil acreditarmos em qualquer coisa contra essa pessoa. Manual de Assassinatos para Boa Garota é um livro interessante, no meio fica monótono, mas faça um esforço para continuar a leitura que vale bastante a pena, porque mesmo juvenil ele tem seu desenrolar muito assertivo, criativo e deixa o leitor instigado por mais Pippa e suas futuras investigações.



Nota: Maçante no meio, mas com um final excelente.

Editora: Intrínseca

Comments


bottom of page