Coerência - Na simplicidade está uma das melhores obras de ficção que já assisti
- Janaina Pereira
- 30 de jan.
- 2 min de leitura

Eu definitivamente não sou a pessoa da ficção científica, não desgosto do gênero, apenas tenho dificuldade em entender os conceitos mais abstratos, mas ao iniciar o filme Coerência, que está no Prime Video, eu tive uma grata surpresa, e por mais complexo que seja o tema, a forma como tudo foi realizado te dá entendimento, apesar dos questionamentos em aberto.
Um grupo de 8 amigos está reunido na casa de 2 deles – Mike (Nicholas Brendon) e Lee (Lorena Scafaria) para um jantar, um dos assuntos principais da noite é a passagem de um cometa, e há rumores de que esse evento pode desencadear efeitos nas pessoas.
Durante o jantar a luz acaba, e quando eles conseguem reunir velas e bastões de luz, saem para ver como está tudo na vizinhança percebem que há apenas 1 casa com luz, neste momento Hugh (Hugh Armstrong) e Amir (Alex Manugian) decidem ir até lá para que possam usar o telefone fixo, mas ao retornar eles trazem uma caixa misteriosa e dentro dela há fotos de todos eles com um número aleatório na parte de trás.

E tudo vai ficando mais esquisito quando Mike, Laurie (Lauren Maher), Em (Emily Baldoni) e Kevin (Maury Sterling) encontram na rua pessoas idênticas a eles mesmos, neste momento dá-se início a vários questionamentos sobre a realidade, universos paralelos, filosofia, física quântica, alucinações em massa, tudo é mencionado para tentar explicar o que está acontecendo com eles. E neste momento eu acho que Coerência ganha uma relevância ímpar, não há efeitos grandiosos, lugares distantes, o que vemos são essas 8 pessoas naquela casa tentando entender esse fenômeno, ao mesmo tempo em que há questões entre eles também que veem à tona nesta noite.

A direção e o roteiro são de James Ward Byrkit, e as filmagens foram feitas em sua casa e na sua rua, ao longo de 5 noites, e o filme levou 9 dias para ser rodado. Essa simplicidade em fazer, mostra que James estava focado em contar essa história, e ele entregou muito.
Eu tive que pausar o filme e voltar em alguns momentos para entender alguns pontos para pensar mais, só que fiquei impressionada com o seu desfecho e tudo que acontece até lá, é um filme que instiga o expectador, traz temas complexos de um jeito mais simplificado, e vai deixando personagens e telespectadores angustiados com o que virá a seguir.
Coerência é de fato um filme notável, uma trama muito bem pensada, com um desfecho aberto que é a cereja do bolo de um trabalho que priorizou a narrativa a ser contada, é um filme que você precisa estar atento, ali junto com esses amigos, porque há problemas científicos e humanos na mesa, e tudo vai escalando para um suspense original e imperdível.
Nota: Excelente em prender nossa atenção, simples e assertivo.
Onde Assistir: Prime Video
Comments