Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível - Matthew Perry - um livro para conhecer Matt, e agora um lugar de muita saudade
- Janaina Pereira
- 3 de mai. de 2024
- 4 min de leitura

Eu como uma boa fã de Friends desde adolescente, fiquei consternada, triste e incrédula com a partida de Matthew Perry em 28 de outubro de 2023. Ele é um dos Friends que eu mais amo, toda vez que vejo Chandler dou muita risada, e me emociono demais com toda a sua caminhada durante aqueles lindos 10 anos que a série estava no ar. E já naquela época já sabíamos dos problemas que o Matthew passava, seus vícios foram noticiados, e víamos na série que em algumas temporadas ele estava bem mais magro, mas sinceramente eu nunca tinha me aprofundado na sua doença nem naquela época, nem depois.

Quando sua autobiografia foi lançada em janeiro de 2023 eu não quis comprar logo, sabia que ele estava falando abertamente sobre seus vícios, mas sinceramente nunca me passou pela cabeça que ele iria embora tão cedo. Um dia depois de sua morte eu comprei seu livro, estava muito triste, mas queria ler sua obra o mais rápido possível, eu só não contava com um prefácio emocionante da Lisa Kudrow, e ao chegar no primeiro capítulo me deparar com essa frase: “Oi, meu nome é Matthew, embora talvez você me conheça por outro nome. Meus amigos me chamam de Matty. E eu devia estar morto.” Quando li essa frase eu deixei o livro de lado, naquele momento foi muito difícil continuar a leitura, estava tudo muito recente. Esse ano voltei a pegar no livro e passei da primeira frase, do primeiro capítulo, e em poucos dias eu finalizava o livro de Matthew com um misto de saudade, alegria, e principalmente a certeza de sua obra e suas histórias estão conosco pra sempre.

O livro começa exatamente falando sobre os pais de Matthew, o amor, a separação, e de como essa primeira infância o moldou em atitudes, medos, anseios para todo sempre. Matthew fala de tudo, tudo mesmo, os detalhes mais chocantes dos momentos mais difíceis ele fala sem pudor, mas o humor do Chandler, que é de fato dele, está em diversos momentos, você irá ler sobre sua infância, adolescência, sempre muito inseguro, o início de todos os vícios, aquela coisa terrível chegou e transformou tudo. Vamos conhecer os detalhes de como ele queria interpretar o Chandler, porque sempre soube que aquele cara era ele. A fama e o dinheiro que foram tão sonhados, desejados, veio com todo o ônus e bônus que você possa imaginar. Matthew e os outros Friends na época foram alçados a super astros, todos os queriam, a série arrebatou o publico, a mídia, e para Matthew a fama associada a aquela coisa terrível foi uma bomba relógio por anos.

Para quem assistiu Friends sempre foi notável as mudanças físicas de Matthew ao longo dos anos, entretanto no livro ele vai mais a fundo, relata todas as internações que aconteciam naquela época, a dor que estava nele enquanto nos fazia rir e se apaixonar pelo Chandler. O vicio em remédios, álcool, drogas, cigarros alcançou níveis desastrosos, sua vida para além da série (94-2004), tudo que acontecia na sua vida era um desastre, inclusive ele narra com muita veracidade seus relacionamentos amorosos, e principalmente naquela época Matthew não conseguia ir além, se entregar por mais que amasse a pessoa, ao perceber que essas pessoas estavam acessando quem ele era, a sua única saída era a fuga, por mais que ele amasse, seu medo pela rejeição era maior que tudo, ele sempre ia embora com medo de que a pessoa o abandonasse antes.
E quando Friends acabou Matthew passou por todo o processo de se afirmar para além de Chandler, a fama e o dinheiro ele já tinha, ele queria agora atuar em outras coisas, escrever, entretanto em todos os momentos sua doença vinha com tudo, as vezes mais devastadoras do que outras, mas sempre trazendo dores para Matthew. Enquanto lia sua história eu redescobri o porquê sempre amei o Chandler, mesmo nos momentos mais doloridos, esse humor tão genial de Matthew é um presente. Quando estava me aproximando do fim da leitura, eu fui me demorando mais, Matthew narra que começou enfim a entender seu proposito neste mundo, sua conexão com Deus, sua gratidão, o perdão que aplicou consigo e com os outros, ele sabia que tinha chegado no limite, que sua vida quase tinha acabado, e foi neste momento que ele resolveu escrever este livro para inspirar outras pessoas que sofrem da mesma doença.

E a constatação por suas próprias palavras que estava no seu melhor momento é triste demais, ele de fato estava bem, e mesmo consciente de que a doença era muito paciente, ele estava acreditando, inclusive o Friends Reunion (reunião do elenco principal de Friends no início de 2024), foi mais um lembrete do quanto ele é amado, e isso trouxe mais esperança. Cheguei no capítulo final triste, e muito saudosa do Matthew, seu livro é pra sempre, assim como seu talento, humor, seu legado ficou, então como dizia o autor espanhol que amo Carlos Ruiz Záfon “existimos enquanto alguém nos recorda”, então Matthew você está estará vivo para sua família, amigos e fãs, obrigada por compartilhar sua história conosco, sempre será uma honra ver, ler, ouvir você, espero que tenha encontrado, enfim, sua paz.
Nota: Muito bom, revelador, e mais uma obra para lembrarmos dele
Editora: BestSeller
Comments